quinta-feira, 15 de março de 2012

Xadrez: o movimento de cada peça.

Na sequência das lições iniciais, onde aprendemos como preparar o tabuleiro e as peças para jogar, aprenderemos como movimentar cada peça.

Antes de qualquer coisa, considero extremamente necessário lembrar que, ao contrário de jogos como o "jogo de damas", a captura ocorre com a peça capturada dando lugar à peça que a captura.

Outro evento comum em jogos é o de peças saltarem umas as outras em seus movimentos. Com exceção do cavalo, nenhuma peça faz isso.

Comecemos então pelo peão e seguimos em ordem crescente de importância:

¬ Peão


O peão é capaz de movimentar-se apenas para frente e mover-se apenas uma casa, exceção feita para seu primeiro movimento, no qual move-se por duas ou uma casa. Com isso, ao mover cada peão pela primeira vez, o jogador escolherá se "andará" uma ou duas casas. A partir disso, apenas uma casa por movimento é permitida.

A captura do peão também é limitada, podendo ocorrer apenas nas casas diagonais à sua frente. Jamais um peão retrocede, seja por movimento simples ou captura.


As bolas vermelhas representam a possibilidade de movimento e o "X" a de captura.

Quando o peão chega ao extremo oposto do tabuleiro é promovido a qualquer peça que não seja o rei ou ele mesmo. A promoção é efetuada com a retirada do peão e uma peça à escolha do jogador que o controla é colocada na mesma casa.

¬ Cavalo


O cavalo tem o movimento aparentemente mais complicado do ponto de vista do iniciante, por não obedecer linhas retas, como as outras peças.

Para todos os efeitos, dizemos que ele se movimenta em "L", mas com o cuidado de lembrar que ele é o único capaz de saltar outras peças em movimentos regulares.

Sua captura ocorre apenas na casa de destino, de modo que ele ocupe a casa da peça capturada.


O "salto" do cavalo é parte de seu movimento, não interferindo nas peças "saltadas" por ele.

¬ Bispo


O bispo se movimenta apenas por diagonais, sem saltar peças aliadas ou adversárias, não trocando a cor da casa pela qual se movimenta. Por isso, cada bispo começa e termina sua participação no jogo em casa de uma mesma cor, sem, portanto, trocá-la.



¬ Torre


A torre se movimenta por linhas ou colunas, sem saltar peças aliadas ou adversárias. Por essa característica são combinadas em algumas situações de modo a se alinharem para combinar ataques mais fortes.


¬ Dama


A dama, também chamada de rainha, se movimenta tanto como bisco quanto torre, fica a critério do jogador, sem a necessidade de avisar o adversário.


¬ Rei


O rei é a peça mais importante do jogo e a única não capturável. Seu movimento é muito restrito em termos de amplitude, pois se move apenas para casas vizinha, porém em qualquer direção.


Com isso verificamos, todos os movimentos das seis diferentes peças do xadrez. O iniciante deve se familiarizar com eles antes de aprender o xeque-mate, que será visto no próximo tópico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.