quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Estados físicos da matéria.

A matéria, como a conhecemos, se apresenta de diferentes formas para nós. Podemos perceber tais formas pela visão, mas também podemos senti-las pelo tato. Se balançares o braço no ar à sua frente ou se ficares diante do ventilador, perceberás como é o estado físico gasoso. Caso tente fazer o mesmo, balançar o braço, dentro da água, notará que é mais difícil. Isto ocorre pelo fato de o líquido ser mais denso que o gás. Se encheres uma piscina com areia ou se buscares a areia da praia, notará que não é possível nadar dentro dela. Pois a mesma é sólida, ou seja, mais densa ainda.

É tentador simplificar e concluir que a diferença entre os estados o sólido, líquido e gasoso reside na densidade. De fato, as substâncias apresentam diferentes densidades em cada um de seus respectivos estados físicos. Mas é um equívoco concluir que sólidos são mais densos que líquidos, que são mais densos que gases. Alguns sólidos são menos densos que líquidos. Como uma bigorna de aço boiando em um tanque repleto de mercúrio, o único metal líquido.


Até mesmo da comparação da mesma substância em seus dois estados físicos, a água é uma exceção. Onde o gelo, nome dado à água quando sólida, é capaz de flutuar sobre a água, substância água no estado líquido. ausência ou presença de forma e volume definidos.

Se não podemos forcar em densidade, como compararemos os diferentes estados físicos? Pela proximidade entre as partículas constituintes da matéria. A palavra utilizada para isto é chamada de coesão. Os sólidos são os mais coesos, logo apresentam os forma e volume definidos, os líquidos possuem menos coesão, possuindo apenas o volume definido, por outro lado, os gases se caracterizam pela falta de ambos (forma e volume), pela falta de coesão entre suas partículas. Estas partículas não serão abordadas neste momento, sendo representadas por esferas de tamanho microscópico, ou seja, somos incapazes de vê-las a olho nu. Abaixo segue um diagrama apresentando as diferentes coesões entres as partículas dentro de cada um dos estados físicos.


Em termos de algo tão comum no início da década de vinte deste séculos XXI, as partículas respeitam o distanciamento social quando a substância se encontra no estado gasoso. Estão indecisas quando a substância se encontra no estado líquido e desobedecem por completo quando se trata do estado sólido. Complementando, um gás tende a ocupar todo o recipiente que o contém e tem a forma do mesmo. Já o líquido tende a ocupar a parte de baixo do recipiente, pois tem volume definido, mas a forma é da parte que ocupa. Por outro lado, o sólido não tem a forma e nem o volume do recipiente, pois ambos são do sólido mesmo. Veja a tabela abaixo:


Mas aí você pode me trucar e perguntar sobre a areia dentro de uma ampulheta, certo?


Errado! Se olhares de perto, verás que existe um baita espaço entre os grãos da areia e que cada um deles tem uma forma própria. Entendido? Avisa aí nos comentários.

Como foi dito acima, em termos microscópicos, usamos o termo coesão, associado a atração e proximidade, para explicar o motivo de tais estados se apresentarem da forma como os observamos a olho nu. Sendo o diagrama abaixo uma regra.

SÓLIDO > LÍQUIDO > GÁS

Quer dizer, quanto maior a coesão entre as partículas que constituem a substância, mais características de sólida ela apresenta, quanto menos coesão, mais próxima de gás.

Aqui você encontra algo sobre as mudanças de estado físico. Qualquer dúvida, chama aí no comentário ou olha a página de aulas particulares, talvez algo ali lhe agrade. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devido a brincadeiras de mal gosto e comentários trolls, os comentários serão moderados a partir de agora. Agradeço a compreensão.